sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

The Anywhere Consumer



Ouvi falar neste conceito recentemente numa aula de Novas tendências de Marketing.


As novas tecnologias de informação, o desenvolvimento de novos Gadgets e o acesso cada vez mais fácil aos dispositivos móveis permitem ao consumidor estar mais atento à informação que o rodeia e altera os seus comportamentos no que diz respeito às suas pesquisas e compras. 


Consumidores atentos que a cada segundo têm disponíveis informações e produtos através de aplicações móveis, é o conceito de Mobilidade levado ao extremo no que respeita ao comportamento de compra do consumidor. 


E como podemos chegar até este consumidor? Segundo Lisa Barone chegamos ao consumidor através de: 

  • Broadband TV - ver TV através do PC, do Telemóvel ou do Tablet, as empresas de Cabo em Portugal já têm o serviço disponível.
  • Mobile Information Services – estudos indicam que os consumidores estão muito interessados em utilizar o serviço informativo do seu telemóvel especialmente se este for gratuito tendo em troca que assistir a publicidade. As empresas poderão optar por utilizar aplicações de geo-localização como o Foursquare para associar publicidade das suas empresas num raio de acção próximo dos seus estabelecimentos. 
  • Mobile TV 
O acesso a baixo custo a estas tecnologias aliado à crescente utilização das aplicações móveis serão uma nova janela de oportunidade para empresas e publicitários. 



Li recentemente num artigo do Media Post Publications um artigo que afirma que neste momento os Tablets dominam as compras feitas através de dispositivos móveis


Segundo este artigo, no que respeita ao m-commerce, os utilizadores usam os smartphones para fazer pesquisas mas usam os Tabltes para efectuar as compras. Ainda de acordo com o artigo, 38% dos consumidores consideram s smartphones adequados para fazer compras comparados com os 56% que preferem os Tablets. 


Segundo um estudo feito pela American Express, os consumidores gastam em média mais 20% a 30% nas suas compras quando utilizam o Tablet, teoria que já tinha sido desenvolvida pelo The Wall Street Journal que havia sugerido que os consumidores que utilizam Tablets par fazer compras online fazem encomendas 10% a 20% em média maiores do que os que utilizam os smartphones e os seus Pc's para fazer compras online.


Um estudo efectuado pela Zmags em Dezembro passado estimava que os utilizadores de Tablets iriam em média gastar 325 dólares compras online durante a época de Natal.     


As vendas online têm aumentado consideravelmente assim como o número de utilizadores de Tablets (nos EUA o número de utilizadores de Tablets duplicou de 2010 para 2011 sendo que neste momento representam 19% da população).


A par da importância do desenvolvimento do comércio electrónico para a economia mundial está a Comissão Europeia que recentemente lançou um plano de acção para apoiar o crescimento e o emprego com o objectivo de duplicar as vendas online até 2015, com medidas que visam o aumento da confiança do consumidor e a sensibilização de todas as empresas que se encontram online. 


    












Sem comentários:

Enviar um comentário